Tem uma área de implantação de 144 hectares, uma potência instalada de 81,91 MVp e capacidade de produzir 181,3 GWh de energia, “suficiente para abastecer mais de 60 mil famílias e evitar a emissão de 42000 toneladas de CO2”. A Central Solar Fotovoltaica do Cabeço Vermelho foi inaugurada na passada quinta-feira, 19, no concelho e freguesia de Penamacor, num investimento global superior a 80 milhões de euros, da P2K Renováveis, uma empresa sediada no concelho, que agrega as parceiras Pentagab, lda e KGAL Gmbh&Co.KG, e que foi criada especificamente para a construção da central solar e respetivas infraestruturas associadas.
Em comunicado, a empresa explica que a subestação elevadora Nave da Mata receberá a energia produzida pela central solar através de uma linha elétrica aérea a 30 kV, com cerca de 2,7 km. “A interligação com a subestação do Ferro, na Covilhã, (REN S.A.) faz-se através de uma linha elétrica 220kV com 23,4km, construída pelo promotor, a qual foi integrada na rede elétrica de serviço público (RESP)” frisa.
Manuel Gregório, responsável da empresa, diz que foi precisa “muita resiliência” para conseguir levar a cabo este projeto que, assegura, em termos de integração paisagístico “foi muito bem conseguido”. E assegura que em termos de condicionantes ambientais, tudo foi respeitado. “Pensamos ser uma mais-valia que trazemos para Penamacor” afirma.
António Luís Beites, presidente da Câmara de Penamacor, recorda que existe um compromisso do País e da Europa com o pacto verde para fazer face às alterações climáticas. “Assim, é natural que estes projetos tenham que acontecer. O projeto que inauguramos aqui hoje, do ponto de vista paisagístico, não choca ninguém e, relativamente à tipologia, são solos fora da área do regadio e que, pela sua composição, não são os melhores para a componente agrícola. Assim reuniram-se as condições para o realizar no concelho. Haverá outros certamente, aqui e nos concelhos vizinhos, porque temos a perfeita noção da mais-valia económica e da atratividade que gera para os nossos territórios, além do potencial para o desenvolvimento económico da região. Estou satisfeito porque é um projeto importante” disse.
A PENTAGAB, Lda, é uma empresa portuguesa que conta com mais de 35 anos de experiência no ramo das energias renováveis, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de energia renovável eólico e solar. A KGAL Gmbh & Co. KG é uma gestora de fundos alemã, com capitais privados, que atua em vários setores, entre os quais, as energias renováveis.