Procurar
Close this search box.

Piscina Municipal da Covilhã vai continuar fechada

Oposição acusa maioria de “falta de planeamento”.

A Piscina Municipal da Covilhã vai continuar encerrada por tempo indefinido. O concurso para as obras de reparação, no valor de 300 mil euros, ficou deserto e a autarquia vai aumentar o montante e avançar com o novo procedimento concursal.

O presidente, Vítor Pereira, explicou ser frequente em todo o país não aparecerem interessados nos concursos públicos devido à muita procura para executar obras do Plano de Recuperação de Resiliência, os preços estarem “muito elevados” e salientou ter dado a indicação para subir o valor, de forma a tornar a intervenção “mais atrativa para as empresas”.

Em maio, quando o espaço já se encontrava encerrado, devido a uma nova avaria na caldeira de aquecimento da água, o município informou que, além da peça que teria de vir do estrangeiro, ia aproveitar o período de verão para fazer uma intervenção de fundo no tanque principal, manifestando a “esperança” de que o equipamento pudesse reabrir em outubro.

O vereador eleito pela coligação CDS/PSD/IL Pedro Farromba apontou que “a Câmara Municipal não faz ideia de quando a Piscina Municipal vai estar a funcionar” e acusou a maioria socialista de não ter sabido “salvaguardar a utilização feita pelos utentes, eventualmente com parcerias com unidades hoteleiras da cidade que também têm piscinas”.

Segundo o presidente, esta solução é “difícil de concretizar”, não apenas atendendo aos custos, como também aos serviços dos hotéis já estarem habitualmente alocados aos seus clientes.

O eleito da oposição censurou a maioria por os utilizadores “não poderem utilizar nos próximos meses” as instalações e não existir “qualquer calendarização de quando a piscina vai estar a funcionar”.

“Aquilo que percebemos foi que existe uma falta de planeamento, uma falta de discernimento, uma ausência completa de estratégia e deixamos os utilizadores ao deus-dará”, criticou Pedro Farromba.

Vítor Pereira destacou a intenção de “proceder a uma reparação o mais profunda possível naquele remendo de há muitos anos que é a Piscina Municipal” e voltou a mencionar o desejo de avançar com a construção de uma nova piscina municipal coberta, construída de raiz.

O presidente da Câmara da Covilhã acrescentou terem existido conversas preliminares no sentido de a nova piscina ser feita em parceria com a Universidade da Beira Interior, mas frisou ser uma questão a aprofundar e sem qualquer decisão tomada.

Com uma nova piscina aquecida, a cobertura da atual, nos Penedos Altos, seria para retirar, “devolver” esse equipamento à população e a cidade passar a ter mais uma piscina para o período de verão.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã