Procurar
Close this search box.

Pista de gelo é novidade do Natal com Arte

Largo Infantaria XXI concentra este ano algumas atividades

Uma pista de gelo natural instalada no Pelourinho é a principal novidade deste ano do Natal com Arte, que decorre entre 1 de dezembro e 7 de janeiro e pretende, além de envolver mais as crianças e jovens, também estender a área onde decorrem as atividades e “potenciar o comércio tradicional” localizado no centro da Covilhã.

O programa foi divulgado pela vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, durante a reunião pública da Câmara da Covilhã, realizada na sexta-feira, 24, onde destacou a intenção de equilibrar “conteúdos que são de continuidade” com novidades, como a pista de gelo ou a instalação da Aldeia Natal com Arte e da Casa do Pai Natal no Largo Infantaria XXI, junto ao Jardim Público.

A pista de gelo abre esta sexta-feira, às 15:00, e a vereadora salientou que a autarquia quer este ano promover a participação de todas as crianças das escolas do concelho, incluindo as freguesias mais distantes. Para os alunos que se desloquem com as escolas, a utilização é gratuita, enquanto para os restantes utilizadores é paga e a receita reverte na totalidade para os Bombeiros da Covilhã.

Também esta sexta-feira à tarde, na Praça do Município, é distribuído um bolo nevão gigante à população, é assinalada a chegada do Pai Natal, acesa a iluminação natalícia e têm início as atividades na Aldeia Natal.

Para Regina Gouveia o programa pretende agradar a todas a faixas etárias e, além da população local, visa também atrair visitante e turistas.

O habitual Mercadinho de Natal é outro ponto pensado também para os visitantes, por ter disponíveis “produtos com ancoragem ao território”, mas a vereadora destaca a restante programação “diversificada” e pensada para vários públicos, das exposições, aos concertos, das oficinas à decoração, das tertúlias aos vários tipos de espetáculo, num conjunto de iniciativas que culmina com o Canto das Janeiras, na tarde de Dia de Reis, em 6 de janeiro.

Outra novidade é a Missa do Galo deste ano na Igreja de São Francisco, à meia-noite de dia 24, acompanhada pelo Coro Misto da Beira Interior.

Segundo Regina Gouveia, existiu a preocupação de “conter custos” e “fazer muito com pouco”.

“Nós temos um orçamento global, com a iluminação, que não vai ultrapassar os 150mil euros. Isto é o que algumas cidades gastam só com iluminação”, sublinhou a vereadora.

Segundo o portal BASE, a iluminação de Natal representa um investimento de cerca de 44 mil euros.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã