“Pó e batom”, de Esther F Carrodeguas. É esta a peça levada à cena pelo Cendrev- Centro Dramático de Évora, amanhã, quarta-feira, 7, pelas 21 horas e 30, no auditório do Teatro das Beiras, no âmbito da iniciativa “4as de teatro”.
Um espetáculo com encenação de Sofia Lobo que é, segundo a sinopse, um “exercício de justiça poética que se soma a muitos outros que nos foram iluminando sobre a vida das conhecidas Marías de Santiago de Compostela, a quem já é hora de tratar pelo nome e, principalmente, pelo apelido: Fandiño Ricart.”
Nesta peça, Maruxa e Coralia (as protagonistas) escondem por trás de uma espessa máscara de maquilhagem uma grande história de crueldade. Mas também uma história de valentia: de coragem, de luta, de irreverência — civil — e de dignidade. Numa palavra: de liberdade. “Uma história sobre a loucura necessária para viver neste mundo de loucos (e loucas)” diz o Cendrev.
Uma obra interpretada por Ana Meira e Rosário Gonzaga, que dura 90 minutos, destinada a maiores de 14 anos. O ingresso custa 6 euros (descontos para menores de 25 anos e maiores de 65, estudantes universitários, profissionais das artes do espetáculo, sócios do Teatro das Beiras, da Casa do Pessoal do CHCB e do Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários.)