Procurar
Close this search box.

Politécnico da Guarda coordena projeto europeu para tratar cancro

O Centro de Potencial e Inovação de Recursos Naturais do Politécnico da Guarda (CPIRN-IPG) vai coordenar um projeto europeu (RePo-SUDOE) de reposicionamento de medicamentos para o tratamento do cancro.

O projeto multidisciplinar, que tem um valor de 1,8 milhões de euros, tem como objetivo “desenvolver e divulgar tecnologias para o reposicionamento de fármacos, identificando medicamentos já existentes no mercado que possam ser usados para tratamento do cancro”, a chamada “drug repurposing”, explica a instituição, em comunicado.

Hugo Filipe, docente na Escola Superior de Saúde e investigador coordenador no CPIRN-IPG, citado em comunicado, afirma que “o desenvolvimento de novos medicamentos tem elevadas taxas de insucesso, custos e morosidade, o que justifica a emergência do ‘drug repurposing’, uma vez que este permite novas indicações terapêuticas para medicamentos já disponíveis no mercado”.

Segundo o docente, o projeto irá “impulsionar a atividade da indústria biofarmacêutica nas regiões onde as instituições de ensino superior estão sediadas, nomeadamente na Guarda, fixando nelas novos recursos humanos muito qualificados”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã