População idosa é desafio “mais exigente” para a GNR

Distrito envelhecido obriga a que a GNR seja uma força cada vez mais próxima, diz o comandante distrital, Luís Patrício

Reforçar a proximidade, junto de uma população que é cada vez mais idosa e que, muitas vezes, tem apenas na GNR uma voz amiga. Foi esta uma das prioridades deixada pelo coronel Luís Patrício, comandante do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, na passada segunda-feira, 31 de março, dia em que este comando festejou 16 anos de existência.

O tema do envelhecimento da população e da desertificação esteve sempre no centro do discurso de Luís Patrício, que lembrou a grande extensão que o distrito tem, onde a GNR está em 97 por cento do território, muitas vezes nos locais mais recônditos. O responsável frisou que o facto de aqui morar gente com mais idade torna “mais exigente” o desafio e trabalho da GNR, sendo que a prioridade é ter uma guarda “mais próxima”. “É preciso reforçar a proximidade junto da população mais idosa e população escolar” disse Luís Patrício, que adiantou ainda que a introdução de novas tecnologias é algo a que a GNR está atenta, mas que a tecnologia “não substitui a presença humana”.

A cerimónia, que decorreu no Parque de Montalvão, contou com a presença da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que recordou ser “albicastrense”, demonstrando a “alegria de estar na minha terra”.

Margarida Blasco disse que os postos da GNR são “essenciais” para a coesão territorial, e a primeira linha de ajuda à população. “Conheço bem este distrito, rico em património, mas com densidade populacional decrescente. Um eixo fundamental é a forma como a GNR dedica a sua atenção às pessoas deste distrito. Incute ao comando maior responsabilidade e compromisso. Mas a GNR tem encontrado soluções para aceder aos anseios da sua comunidade” disse, realçando o trabalho feito, por exemplo, em programas de policiamento de proximidade. “Os jovens e a população mais idosa merecem de nós um maior cuidado” garantiu.

A cerimónia contou com a entrega da Medalha de Serviço Distinto de Segurança Pública ao Comando Distrital de Castelo Branco, além de diversas condecorações, e o tradicional desfile dos diversos meios operacionais.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã