Presidente da Câmara quer resolver atrasos às freguesias na sexta-feira

Ainda sem ordem de trabalhos disponível, mas com a garantia do autarca na última reunião privada do executivo. O presidente da Câmara da Covilhã, Hélio Fazendeiro, espera resolver na próxima sexta-feira, 19, durante a reunião pública do executivo, a situação de verbas em atraso, através de delegação de competências, às oito novas freguesias que resultaram das desagregações no concelho, através de protocolos com cada uma delas.

Na última reunião do executivo, o vereador do PSD, Jorge Simões, mostrou-se preocupado com os vencimentos dos funcionários das juntas que foram respostas. Segundo ele, as autarquias deixaram de receber as verbas de delegação de competências diretamente do Estado, com a desagregação, e após as eleições autárquicas de outubro, estas terão entrado nos “cofres” da Câmara. Jorge Simões diz que os funcionários da juntas “não receberam” os ordenados de novembro e dezembro, e respetivo subsídio de Natal. “As pessoas necessitam dos seus vencimentos. A Câmara já tem o dinheiro e só precisa de protocolar para o entregar. É um assunto urgente”, salienta.

Hélio Fazendeiro garante que não lhe chegou informação de vencimentos em atraso “de nenhuma junta”, lembrando já ter reunido com todas para preparar o próximo orçamento da Câmara. Esclarece que em causa estão essas oito novas freguesias (Casegas, Ourondo, Peso, Vales do Rio, Cantar Galo, Vila do Carvalho, Barco e Coutada), com quem pretende celebrar protocolos que “estão em preparação” e que devem ir para aprovação na próxima sexta-feira, 19. “Nenhuma delas me relatou ordenados em atraso” garante.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã