Na primeira metade de 2023, 790 caminheiros participaram nos passeios pedestres do Município de Proença-a-Nova, ao longo de um total de 60 quilómetros, aproximadamente.
Desde 2003 que estes passeios se realizam a cada terceiro domingo do mês, percorrendo o concelho por trilhos e caminhos foram dos circuitos marcados. O objetivo é dar a conhecer outros locais desconhecidos, o que faz com que a cada passeio, haja novos percursos para descobrir.
Este ano, em celebração das artes, os passeios promovem a passagem pelo património local e artístico, como o Farol dos Ventos, A Coroa, o Arco da Moita, entre outros.
Em dezembro, os passeios pedestres do Município chegam aos 200 e, apesar dos incêndios que destruíram parte da sinalética da Grande Rota da Cortiçada e dos Percursos de Pequena Rota, existem ainda outros que se mantém operacionais. Alguns deles são o PR1 – A história da paisagem, o PR7 – Rota dos Estevais, PR8 – Caminho do Xistos da Figueira, os trilhos de praia da Aldeia Ruiva e o Trilho da Praia da Fróia.