Procurar
Close this search box.

Projeto da praça central de Manteigas adjudicado

Executivo adjudica projeto de arquitetura de obra que promete transformar zona central da vila

O executivo da Câmara de Manteigas aprovou na passada segunda-feira, 6, com o voto favorável do vice-presidente da autarquia, Sérgio Marcelo (Flávio Massano estava no estrangeiro em representação do município), e abstenções dos três vereadores da oposição, Tomé Branco e Ângela Muxana (PS) e Nuno Soares (PSD), o procedimento de ajuste direto para a elaboração do projeto de arquitetura de execução da praça central da vila, por cerca de 85 mil euros (mais IVA).

Recorde-se que a autarquia tinha promovido, há uns meses atrás, um concurso público de conceção da praça, que foi ganho pela empresa ATA Atelier, do Porto, premiada no momento com 7500 euros, e que ficava também contemplada para um contrato de desenvolvimento do projeto de execução, de cerca de 85 mil euros, que agora a autarquia aprovou.

Na altura, foram 21 as propostas recebidas pela Câmara de Manteigas, tendo sido excluídas duas por não cumprirem os requisitos e objetivos do concurso, com o atelier situado na Invicta a reunir a preferência de entre as 19 propostas que foram avaliadas.

A requalificação da praça central da vila e da rua 1º de Maio prevê, entre outras coisas, um estacionamento subterrâneo, com 30 lugares, a edificação de um imóvel tipo monumento romano, zona para um quiosque, esplanada, espelho de água, criação de ilhas para esplanadas e a redução do estacionamento na rua.

Flávio Massano lembrava, em julho, que este projeto irá permitir “a revitalização de uma área do centro histórico”, num terreno que a autarquia comprou, no passado, aos CTT, numa obra que visa “construir um local de comunidade.”  O autarca acrescentava que a obra “não é importante para mim, é importante é para Manteigas, pois pode mudar a face, mudar a vila, colocar-se na estratégia de captação de pessoas. Todos os municípios aqui há volta já fizeram isso e já trataram os centros históricos.”

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã