Procurar
Close this search box.

Projeto fundanense distinguido pela Fundação “La Caixa”

“Paisagens de cuidado e domesticidade” é dinamizado por alunos da UBI

Mapear o espaço habitacional e doméstico do país de origem de migrantes que são acolhidos no Fundão, utilizando a Inteligência Artificial (IA) para criar um arquivo interativo e multilingue. É este o intuito do projeto “Paisagens de Cuidado e Domesticidade”, proposto pelos(as) alunos(as) Ana Cunha, Breno Cássio, Catarina Gago, Gabriel Carvalho e Joel Aguiar, do Mestrado Integrado e 3º Ciclo de Estudos em Arquitetura da UBI, que foi um dos vencedores do Concurso Promove, da Fundação “La Caixa” em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Com mentoria de Maria Neto, com este projeto pretende-se “valorizar e projetar internacionalmente o capital simbólico e a mais-valia ambiental, paisagística e patrimonial do Fundão como cidade de acolhimento.”. Os promotores dizem ter construído um “retrato coletivo” que valoriza a diversidade e enriquece o património social do Fundão.

“Este esforço multidisciplinar busca não apenas preservar as narrativas da migração, mas também impulsionar a integração, o desenvolvimento regional, bem como atrair turismo e novos residentes, fomentando uma comunidade mais inclusiva e coesa” frisam em comunicado.

O projeto acolheu o apoio do Centro para as Migrações do Fundão, e partiu de uma experiência prévia no terreno no âmbito de um acordo de colaboração interinstitucional, liderado na UBI. “A equipa apresenta já uma familiaridade com o território em estudo e a comunidade migrante e refugiada, tendo desenvolvido ou estando a desenvolver dissertações de mestrado e teses de doutoramento com enfoque em populações vulneráveis, com a cidade do Fundão como estudo de caso” explica a autarquia fundanense.

Segundo a mesma, Maria Neto, mentora do projeto, tem vasta experiência no tema “Paisagens de Cuidado”, decorrente da experiência de trabalho com comunidades vulneráveis, nomeadamente refugiados, requerentes de asilo e migrantes, tanto em Portugal como em Inglaterra, tendo recebido nesse contexto o Prémio Universidades Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022, publicado diversos artigos e livros, e ter sido oradora convidada pela representação portuguesa da 17º Bienal de Arquitetura de Veneza.

O projeto foi selecionado na rubrica “ideias com potencial para se tornarem projetos-pilotos inovadores”, atribuído no âmbito da iniciativa da La Caixa, realizada em parceria com a FCT.  “Este reconhecimento e financiamento representam um passo significativo para a realização de um projeto que celebra a diversidade e a inclusão, mas também promove o desenvolvimento regional e o património cultural do Fundão” assegura a Câmara do Fundão em comunicado.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã