Procurar
Close this search box.

Projeto sensibiliza para combate ao plástico na Serra da Estrela

Entre finais de outubro e novembro, projeto de sensibilização ambiental irá realizar ações como a recolha de lixo na Serra, oficinas, ações de formação e cinema

Existe, na Serra da Estrela, uma espécie invasora “que tem marcado a paisagem pelas piores razões”: o plástico. É isso que considera a Mistaker Maker, que promove entre 27 de outubro e o final de novembro um projeto de sensibilização ambiental, na Serra, a partir do trabalho da bióloga e artista Ana Pêgo, intitulado “Plasticus marítimus vs plasticus serranitus”.

O projeto, confinanciado pela Covilhã Cidade Criativa, contempla um conjunto de ações que visam sensibilizar para o problema grave da presença de plásticos na Serra da Estrela. “É com base nesta constatação, e partindo do trabalho que a bióloga e artista Ana Pêgo tem desenvolvido nos últimos anos sobre uma espécie invasora semelhante – o plástico no mar, ao qual deu o nome de “Plasticus maritimus” –, que a Mistaker Maker, plataforma de intervenção artística sediada na Covilhã e com atuação a nível nacional, apresenta um projecto de sensibilização e consciencialização” destinado a todas as idades.

O programa conta uma caminhada e ação de plogging (recolha de lixo), organizada em parceria com o Movimento Estrela Viva, no dia 27, a partir das 9 horas e 30, na Torre, havendo, contudo, transporte assegurado a quem queira participar a partir das 8:30 no Pelourinho, na Covilhã. Uma caminhada de nível de dificuldade baixo e um percurso circular de dois quilómetros, de participação gratuita.

O lixo recolhido servirá de matéria-prima para a exposição de três semanas que Ana Pêgo montará n’A Tentadora, entre 9 e 30 de novembro. “De uma forma simples, agradável e colorida, pretende-se que os visitantes tomem consciência do grave problema dos plásticos, do seu uso, desperdício e impacto nos ecossistemas, alertando para os seus perigos quando descartados e presentes no meio ambiente” explica a organização. Que adianta que o final da exposição contará com a presença de investigadoras do EcoLab Estrela, que irão apresentar os resultados de um estudo que realizaram sobre a presença de microplásticos nas lagoas da Serra da Estrela.

No dia 9 de novembro, às 10 horas, no Centro de Inovação Cultural (ao lado do Teatro Municipal) Ana Pêgo vai orientar uma oficina direcionada a crianças entre os 10 e os 15 anos. A participação tem um custo de cinco euros e requer inscrição.

No dia seguinte, 10, entre as 10 e as 17h30, haverá uma ação de formação/capacitação para professores e educadores, na qual Ana Pêgo irá transmitir inúmeras sugestões para estes trabalharem em contexto de sala de aula. Esta ação decorre no edifício do Centro de Inovação Cultural e tem um custo de 10 euros.

Nos dias 13, 20 e 27 de novembro, quartas-feiras, decorrerão visitas guiadas à exposição para as escolas, tendo por objectivo sensibilizar as crianças e jovens para a preservação ambiental do território. As visitas – gratuitas – necessitam inscrição obrigatória.

Nos dias 12 e 13 de novembro haverá “Cinema Insuflável” na Praça do Município, junto à Igreja da Misericórdia. “Nesta singular sala de cinema para crianças serão projectados durante todo o dia filmes (no formato curta-metragem) sobre o tema da sustentabilidade, em específico a problemática dos plásticos”. Esta actividade é de acesso gratuito mas requer inscrição obrigatória.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã