“Novelos com História” é o tema da 5.ª edição da “Elas ao Som da Fábrica”, uma iniciativa dos alunos finalistas da Licenciatura em Ciências da Cultura da Universidade da Beira Interior (UBI) que pretende iluminar o passado e o presente das mulheres operárias. Uma iniciativa que decorre na terça-feira, 9, a partir das 14 horas, no Museu da Lanifícios.
Com o objetivo de manter vivas as histórias de mulheres trabalhadoras das fábricas de lanifícios da região da Serra da Estrela, “Elas ao Som da Fábrica” promove conversas cruzadas entre antigas e atuais trabalhadoras, “procurando trazer uma nova perspetiva, compreensão e valorização do passado laneiro e da atualidade industrial” adianta a UBI.
No programa estão também previstas conversas intergeracionais que pretendem refletir sobre “a mudança gradual da representação demográfica das mulheres no sector, destacando a sua evolução” explica a organização.
O dia, que se pretende de contacto com a comunidade, num olhar pedagógico-experimental, será dedicado também à cultura através das artes plásticas, dança, fotografia e pintura.