Procurar
Close this search box.

Rocha toma posse sem maioria, mas ganha força na Assembleia Municipal

“A vontade do povo tem que ser respeitada. Não será por não estar em maioria que deixaremos de pugnar e lutar pelo desenvolvimento do concelho”. Foi esta a garantia deixada na passada sexta-feira, 15, pelo reeleito presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Dias Rocha, que avança para um terceiro e último mandato, mas desta vez sem maioria no executivo, onde estarão dois elementos do PSD e um da CDU.

Durante a tomada de posse dos órgãos autárquicos (Câmara e Assembleia), Dias Rocha garantiu que não será esse facto que fará com que não lute por criar “mais riqueza e oportunidades” para as pessoas. O autarca acredita que depois de dois anos de luta contra a pandemia, “este será um tempo de renascimento”.

Entre as prioridades, vincou a vontade de inverter a crise demográfica “que não é só concelhia”, atrair novas empresas ao concelho, lembrando que será criada uma nova área de acolhimento empresarial, diversificar os diversos sectores de actividade económica, apostar cada vez mais no turismo religioso e cultural, onde Belmonte “é um caso de estudo” e requalificar toda a rede museológica concelhia. Além disso, Dias Rocha aposta na requalificação do parque escolar, na estrada, na formação profissional, habitação e requalificações urbanas.

O autarca é acompanhado no executivo por Paulo Borralhinho (PS), André Reis (PSD, que não tomou posse por estar no estrangeiro), José Mariano (PSD) e Carlos Afonso, que volta a dar à CDU assento na vereação.

Amândio Melo à frente da Assembleia                   

Apesar de não ter sido o candidato mais votada nas autárquicas de 26 de Setembro, o socialista Amândio Melo será o presidente da Assembleia Municipal nos próximos quatro anos, o que dá força ao executivo liderado por Dias Rocha.

É que, se nesse dia, o social-democrata António Cardoso Marques foi o elemento mais votado, na Assembleia, os socialistas, com os seus deputados e três presidentes de junta eleitos, tinham maioria. E, por isso, na hora de se votarem duas listas apresentadas para liderar a mesa do órgão (uma de António Cardoso Marques e outra de Amândio Melo), a lista apresentada pelo ex-autarca venceu, com 10 votos a favor. A de António Cardoso Marques teve nove votos. Assim, a mesa fica nas mãos do PS, com Melo a liderar e Artur Elvas e Anabela Gaspar como secretários.

Antes de ceder o lugar que foi seu apenas durante breves minutos, António Cardoso Marques disse que respeitava a decisão “democrática”, não obstante recordar que a lista que encabeçou “foi a lista mais votada de todas, repito, de todas as que se apresentaram nesta eleição. Desejo sinceramente as maiores felicidades à mesa, bem como a todos os membros da Assembleia Municipal, no desempenho das suas funções por Belmonte.”

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã