Procurar
Close this search box.

Sabugal quer valorizar fileira da carne

Concelho diz ter “características únicas” para diferenciar produção

Valorizar uma atividade económica “importantíssima” para o concelho e uma “bandeira” para o território se distinguir das restantes regiões do país. É este o objetivo da Câmara do Sabugal no que diz respeito à fileira da carne, o foco principal do evento “Arraial’gu” que se realiza amanhã, sábado, 19, a partir das 10 horas e 30, na aldeia de Batocas.

Uma iniciativa do município que terá uma dupla dimensão: de conhecimento, através da realização da conferência “Agropecuária no Sabugal: uma atividade com futuro”, seguida de um almoço convívio aberto a todos.

Segundo a autarquia, a fileira da carne tem peso importante na atividade económica de um concelho em que, “apesar de não existirem espécies autóctones, o Sabugal agrupa características únicas que diferenciam a produção de carne, assentes nas pastagens em regime extensivo e no modo de criação dos animais. Atributos únicos, resultantes da geografia e clima, que são dificilmente reproduzidos noutra região do país” frisa em comunicado.

A conferência “Agropecuária no Sabugal: uma atividade com futuro”, que se inicia pelas 10 horas e 45, contará com as intervenções do presidente da Câmara, Vítor Proença, do presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine, Joaquim Carvalho, e do médico veterinário na Ovibeira, Pedro Cardoso. Em análise estarão temas como “as caraterísticas naturais do território, a saúde animal, os desafios e oportunidades da agropecuária, a eficiência e sustentabilidade da produção de carne com qualidade.” 

O almoço convívio, pelas 12 horas, será “numa viagem gastronómica” e contará com os chefs de cozinha Rui Cerveira, António Sequeira, João Costa, José Flores e Fernando Silva. À mesa a tradição dos sabores sabugalenses, com a sopa de cornos, confecionada por Jaime Frade, ensopado de vitela, da autoria de Amadeu Carvalho e as grelhas, pelas mãos do José Augusto e Filipe Almeida.

O Arraial’gu é o primeiro evento público do projeto Algu do Sabugal | Bom por natureza dinamizado pelo Município do Sabugal, que visa distinguir a riqueza dos produtos e experiências que o território sabugalense oferece e ser “motor agregador das diferentes atividades económicas existentes, valorizando a região e os seus recursos” explica a autarquia.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã