Procurar
Close this search box.

Samuel Barata bate recorde nacional da meia-maratona

Atleta covilhanense correu a distância em menos de uma hora em Valência

“Sinceramente, nunca pensei baixar da uma hora”. Foi assim que no passado domingo, o atleta covilhanense (natural da Bouça) Samuel Barata reagiu ao seu novo feito: bateu, nesse dia, em Valência (Espanha) o recorde nacional da meia-maratona, uma marca já com mais de 25 anos, e que pertencia a Luís Jesus.

Em 1997, Luís Jesus, na meia-maratona de Kosice, na Eslováquia, tinha percorrido a distância em 1:01.29. Agora, Barata baixou da hora, e fez os cerca de 21 quilómetros em 59.40 minutos, ou seja, fixo a melhor marca nacional abaixo da hora.

Nas redes sociais, Samuel Barata não escondeu a satisfação, agradecendo a todos quantos o apoiaram. “Foi uma prova super rápida, arrisquei desde o início, com os melhores da Europa, como o Carlos Mayo e o Pietro Riva, e a marca saiu. Estava a treinar muito forte e era capaz de cair o recorde nacional. Estou super contente” disse.

Em termos classificativos, Samuel Barata foi 14º na prova, ganha pelo queniano Kibiwott Kandie (57.40), e conseguiu o quinto melhor tempo de sempre a nível europeu, numa lista encabeçada por Julien Wanders (59.13). A nível nacional, foi a melhor marca nacional aos 20 km (56.32), antes de Domingos Castro (57.54). Nas mulheres, Susana Godinho estabeleceu recorde pessoal (1:10.53), ao terminar em 17º.

Na Meia-Maratona de Valência destaque ainda para Rosa Mota, que aos 65 anos, voltou a bater o recorde mundial da Meia Maratona (sub70), 21 dias depois de o ter conseguido em Riga, agora com menos 13 segundos, fixando a nova marca em 1h25m52s.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã