Procurar
Close this search box.

Samuel Barata garante mínimos da Maratona para os Jogos Olímpicos

Atleta covilhanense garante marca para a competição mais importante do mundo que se disputa para o ano em Paris

“Estou super contente. A qualificação era o objetivo, sempre disse isso”. Foi assim que no passado domingo, 3, o atleta covilhanense (natural da Bouça) Samuel Barata reagiu à marca inédita para os próximos Jogos Olímpicos de 2024, que se realizam em Paris, obtendo os mínimos na prova da maratona.

Em Valência, na maratona ali disputada, Samuel foi atrás do tempo que lhe dava o passaporte para França e conseguiu realizar os 42 quilómetros e 195 metros em 2:07:35 horas, tempo abaixo do exigido, ficando em 22º lugar na prova, situando-se como o terceiro melhor português de sempre na distância, atrás de António Pinto (2:06:36) e Carlos Lopes (2:07:32).

Samuel reconhece que “não foi nada fácil”, também por culpa própria ao tentar ir rápido demais no início da prova, o que provocou uma quebra na parte final. “Na parte final acabei por ter uma pequena quebra. Foi sofrida, tive de sofrer, mas felizmente acabei abaixo das 2:08.10. Estou super feliz”, confessou ao Record o atleta português. Que adianta que este é o resultado de “longas semanas, longos meses de trabalho”, numa preparação que começou em agosto com várias meias-maratonas e provas de dez quilómetros. Samuel diz que agora é tempo de recuperar e “pensar no futuro”, preparando já a sua participação em Paris. Barata é o quinto atleta português a garantir mínimos para os Jogos Olímpicos Paris2024, embora, no atletismo, com o ranking a dar 50% das vagas e as restantes a serem ocupadas por atletas com mínimos, apenas em 30 de junho de 2024 se saberá a lista definitiva de apurados.

De referir que além de Samuel Barata, que corre com as cores do Benfica, no setor feminino também Susana Godinho, do RD Águeda, assegurou em Espanha os mínimos olímpicos, com o tempo de 2:25:35 horas, passando a ser a oitava melhor portuguesa de sempre.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã