A Santa Casa da Misericórdia do Fundão inaugura no próximo sábado, 25, as obras de ampliação da creche da instituição, que representam um investimento de superior a 400 mil euros, apoiado em 300 mil pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Com esta obra, a capacidade da creche sobe de 86 para 124 vagas.
Esta uma das obras que, em 2024, vai “completar o portefólio de valências” da instituição, tal como o novo lar, que está em construção, num investimento superior a 5,2 milhões de euros, apoiado em três milhões pelo programa PARES. A Santa Casa recorda ainda, em comunicado, que lançou recentemente o concurso público para a construção das residências temporárias e de emergência do Fundão, que “permitirá recuperar o edifício conhecido por “Casa das Escamas”. E diz estar a preparar o lançamento do concurso público para as obras de construção da valência Habitação Colaborativa, que permitirá reabilitar as casas do Bairro de Santa Isabel, “transformando o espaço numa valência inovadora.”
Objetivos de 2024, numa altura em que a Irmandade acaba de aprovar, em assembleia geral, o relatório e contas de gerência de 2023, com resultado positivo superior a 25 mil euros. Jorge Gaspar, provedor da Santa Casa, frisa que este foi um ano de consolidação e estabilização da Unidade de Cuidados Continuados e de conclusão das obras na residência sénior “Hotel Sénior Príncipe da Beira”, mas também do início das obras de construção do novo Lar da Misericórdia. “Investimentos transformadores para a nossa instituição que no ano transato manteve o rumo traçado, continuando a crescer em quantidade e qualidade, aumentando o número de utentes e também de funcionários, para podermos dar resposta às novas necessidades” afirma.
Segundo o mesmo, as “grandes mudanças” na instituição irão marcar o futuro, “conferindo sustentabilidade financeira” à Santa Casa.