A 1.ª edição do Festival da Montanha decorre no Parque da Várzea, em Manteigas, entre os dias 22 e 24 de setembro.
O principal objetivo do encontro é, segundo a organização, em comunicado, “destacar a importância das montanhas e promover a conscientização sobre a sua preservação”. Além disso, procuram “fomentar a ligação com a natureza, promover a saúde e o bem-estar e incentivar a partilha e estimular a economia local através da promoção do turismo sustentável”.
Estão programadas mais de 35 atividades para os três dias de evento, que incluem experiências na montanha, tais como escalada, parapente, caminhadas e BTT. Também serão feitas sessões de yoga e danças com a natureza, assim como palestras e workshops para os participantes aprenderem sobre ativismo ambiental e conservação da natureza.
Também serão exibidos ao ar livre os filmes vencedores da Competição de Filmes Internacional e haverá concertos das bandas Rock Out, Blue Velvet, Toukarioupa e Mariana Lisboa. Existirá, também, uma discoteca silenciosa no recinto.
Para miúdos e graúdos, está destinada a montagem de uma zona de diversão, com insufláveis, uma parede de escalada e air bungee – trampolins onde é permitido saltar e fazer acrobacias.
A organização garante que existirão atividades para todas as idades, condição física e capacidade de mobilidade.