Procurar
Close this search box.

Serra pintada de branco…com granizo

Queda de granizo, no sábado, deu ilusão de uma serra cheia de neve. Houve alguns estragos, em especial, em Manteigas

Um extenso manso branco “pintou” a Serra da Estrela no passado sábado. Não foi neve (embora se confundisse com tal e até houvesse quem aproveitasse para subir, por isso, ao ponto mais alto de Portugal Continental), mas sim granizo, num dia de mau tempo que afectou a Beira Interior e o norte do País.

No norte, vinhas e olival foram afetadas, com prejuízos, e na região, o concelho de Manteigas viu o leito do rio Zêzere subir de tal forma que a praia fluvial de Sameiro acabou por ver algumas estruturas serem destruídas e a água ficar completamente escura, ainda consequência dos incêndios do verão passado.

“As trovoadas e fortes chuvadas provocaram vários constrangimentos no nosso concelho, particularmente nas zonas percorridas pelo grande incêndio do ano passado nas freguesias de Sameiro e Vale de Amoreira.  Em Sameiro ocorreram deslizamentos de terras na estrada do Vale, esperando-se que durante a tarde de hoje (domingo) fique transitável após intervenção dos serviços municipais.  Em Vale de Amoreira os eventos foram mais e diversos, afetando a circulação automóvel em estradas e caminhos e as redes de abastecimento de água” explicou a autarquia serrana na sua página.

A EN 232, que liga Manteigas a Belmonte, foi interrompida por uma deslocação de solos, mas “foi possível restabelecer o trânsito, após intervenção dos serviços municipais e equipas externas, bem como do funcionário da Junta de Freguesia e de alguns populares e, ainda, dos bombeiros” explicou o município. Que adiantou ainda que em relação à rede de água “houve uma grave intromissão de solo a montante do depósito, obrigando a que se promovesse o seu esvaziamento e limpeza profunda.”

Ontem, os distritos de Castelo Branco e Guarda estiveram em aviso laranja, face à previsão de mau tempo, mas hoje já estão no nível verde face ao desagravar da situação meteorológica.

foto: Gonçalo Poço

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã