Procurar
Close this search box.

‘Slide’ previsto para a Serra da Estrela

Assembleia Municipal da Covilhã reconheceu o interesse público do projeto

Está prevista a instalação, entre a zona da Varanda dos Carqueijais, na Serra da Estrela, e a Borralheira de Cantar Galo, de uma ‘zipline’, um cabo em aço suspenso entre dois pontos, com desnível, que permite a descida com recurso a uma roldana, arnês e cinto de segurança.

O interesse público do projeto foi reconhecido, por unanimidade, na Assembleia Municipal da Covilhã de segunda-feira, 19, para que a empresa promotora, a Geração Give, possa agora apresentar o que pretende fazer ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e ao Turismo de Portugal e concretizar a montagem da estrutura.

Segundo o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, trata-se de um investimento privado de entre 800 mil euros a um milhão de euros.

Embora não tenha adiantado o cronograma previsto, o autarca sublinha que a intervenção “não é coisa que demore muito tempo” e considera que a Zipline- Linha da Covilhã vai ser “uma grande atração turística”.

Enquanto se desliza ao longo do cabo, num percurso de cerca de dois quilómetros, os utilizadores, além da “emoção forte”, vão “vendo a paisagem, que é fantástica”, frisa o presidente do município.

“É mais um contributo, é mais uma achega, é mais um atrativo que a Covilhã vai ter em termos turísticos”, refere Vítor Pereira.

Lino Torgal, do PSD, saudou a proposta de investimento de mais uma infraestrutura de apoio ao turismo, por considerar que “vem reforçar o papel estratégico deste setor na economia da região e ajudar a esmagar a curva da sazonalidade, ainda muito dependente da neve”.

“Temos de inovar, adaptar e recriar meios para a Serra da Estrela”, preconiza o eleito social-democrata.

Para Vítor Reis Silva, da bancada do PCP, a proposta de reconhecimento de interesse público mereceu o voto favorável por ser mais um equipamento que pode atrair visitantes à montanha, embora alerte para os cuidados a ter com a proteção da natureza.

“São modalidades a nível do desporto e da atividade física, do contacto com a natureza, o aproveitamento da orografia, do território para estas atividades que podem captar utentes, ser centro de interesse e trazer mais gente à serra”, refere.

Catarina Mendes, do grupo municipal socialista, acentua que esta é mais uma forma de se proporcionarem “mais e melhores experiências a quem nos visita”.

“O PS considera que este projeto se enquadra na estratégia de desenvolvimento do turismo de natureza e aventura no nosso concelho passível de integração no meio ambiente e com princípios de respeito pela natureza”, acrescenta Catarina Mendes.

O ‘slide’ foi anunciado depois de Vítor Pereira ter dado conta de uma reunião com empresários sul-americanos para abordarem a possibilidade de construírem as telecabines para a Torre, uma desde os Piornos e outra do lado de Seia.

Segundo Vítor Pereira, os empresários com quem reuniu na semana passada vão agora “fazer um estudo de viabilidade” e, caso o interesse se concretize, o presidente diz que se trata de um investimento que rondará os “30 milhões de euros, nunca menos”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã