Procurar
Close this search box.

Teatro Clube de Penamacor já tem energia para abrir

Problema de abastecimento de energia ultrapassado. Inauguração deve ser neste primeiro trimestre do ano

Está ultrapassado o problema relacionado com o abastecimento de energia ao recuperado Teatro Clube de Penamacor, que deverá ser inaugurado no início do primeiro trimestre deste ano. A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara, António Beites, na última assembleia municipal de 2024, realizada a 30 de dezembro.

O autarca disse aos deputados que já não deverá haver “algo tão imprevisto” que impeça a abertura da estrutura, que agora está a ser alvo de vistorias, que poderão estar concluídas este mês. Uma obra “que deu luta” disse Beites, que prometeu contar mais tarde toda a história da reabilitação de um edifício que considera “uma peça histórica” da vila, com mais de 100 anos.

O Teatro Clube de Penamacor foi inaugurado em 1912, funcionou como sala de teatro até 1940 e como sala de teatro e cinema até 1969. Do edifício, em ruínas, foi possível recuperar a traça do auditório, em forma de ferradura, palco, plateia, camarotes e galeria. Uma história que, segundo o autarca ficará “patente numa ala do edifício” que mesmo sem programação cultural “será um enorme cartão de visita de Penamacor.”

A intenção de recuperar o imóvel foi anunciada por Beites em 2015, e passados quase dez anos, a obra chega ao fim depois de negociações (ADEP cedeu direito de superfície ao município), projetos, candidaturas, empréstimos, chumbo do Tribunal de Contas, e um primeiro concurso que ficou deserto.

Quanto à programação, o autarca penamacorense diz que está agora a ser trabalhada.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã