“Sei o trabalho que isto deu para que fosse uma realidade”. Foi assim que, na passada semana, o presidente cessante da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, se referiu ao Teatro Clube de Penamacor, onde arrancou mais um ano letivo da Academia Sénior, projeto gerido pela ADRACES, em colaboração com a Câmara, juntas de freguesias e entidades do concelho.
Beites mostrou satisfação por ter devolvido o espaço à cultura e à população, e acredita que o Teatro Clube, no futuro, vai “dignificar a cultura de Penamacor. Acredito que o novo presidente (José Miguel Oliveira) e o novo executivo vão fazer com que seja um pulmão para essa mesma cultura no território. Com as cadeiras vazias já vale a pena visitar, com ele cheio ainda mais”, afirma.
O autarca cessante enalteceu ainda os 11 anos de existência da Academia Sénior. “Este projeto foi fenomenal e diferenciador e estes projetos são importantes para qualquer município. Disfrutem”, disse.
O futuro autarca, José Miguel Oliveira, reforçou a importância de programas como este, pois lembra existirem estudos que “comprovam que quanto mais ativos estamos, do ponto de vista físico e mental, seja com que idade for, a nossa qualidade de vida aumenta”. O autarca garantiu que esta deve ser uma aposta para o futuro no concelho, permitindo um envelhecimento com mais qualidade.
Academia Sénior de Penamacor conta, este ano, com 119 alunos, que vão frequentar as 19 disciplinas disponíveis, lecionadas por igual número de professores. Armindo Jacinto, presidente da ADRACES, que gere a Academia, recordou que o futuro é dos jovens “dos 0 aos 114 anos”, que existe uma vida inteira “para aprender”, mas também “para ensinar” e que este tipo de oferta também ajuda o próprio Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa altura em que faltam médicos na região. “Na verdade, precisamos também de cidadãos mais saudáveis e isso passa por todos nós. Queremos que os médicos prescrevam menos medicamentos e optem por mais prescrição social, como vir para uma Universidade Sénior. Divertem-se, ocupam o tempo e a mente, fazem atividade física e aprendem sobre muitos temas. Estamos também assim a cuidar da nossa saúde”, garante.