O Teatro Municipal da Covilhã (TMC) faz agora parte da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), informou o município, em comunicado.
Incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, aumentar as coproduções e valorizar os recursos humanos são os objetivos da Rede e nos quais “o município da Covilhã estará muito empenhado”, afirma a vereadora com o pelouro da cultura da Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, citada na mesma nota.
O despacho da decisão foi assinado na quarta-feira, 26, pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
Com a integração na Rede Nacional, o TMC vai poder candidatar-se ao Programa de Apoio e a outras ações de formação desenvolvidos no âmbito da Rede.
O município considera que fazer parte da Rede é “uma mais-valia”, uma vez que “garantirá uma programação de elevadíssima qualidade”.
“A integração na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses é particularmente importante para que a Covilhã e o TMC continuem a desenvolver e a consolidar uma política cultural que corresponda cada vez mais aos interesses e expectativas de diferentes públicos”, salienta Regina Gouveia.
Da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses fazem parte 88 equipamentos distribuídos por todo o território nacional, de forma a “promover o direito à fruição e criação cultural, à circulação da criação artística e as coproduções entre entidades”.