Procurar
Close this search box.

Terras que sofrem com desertificação reúnem em Lavacolhos

Projeto Smallable decorre no próximo fim-de-semana

O que têm em comum localidades como Lavacolhos (Fundão), Sobral de São Miguel (Covilhã), Bettona e Monte San Martino (Itália), Novigrad (Croácia), Pécsely (Hungria) e San Martin de Trevejo e Cilleros (Espanha)? Todas elas são localidades afetadas por fenómenos da desertificação, e todas integram o projeto Smallable– Marginal Cities in Europe, projeto europeu no âmbito do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores. A próxima reunião deste programa decorre no próximo fim-de-semana, entre sexta-feira, 1, e domingo, 3, em Lavacolhos.

Smallable é um projeto que integra pequenas localidades afetadas por fenómenos de declínio demográfico e económico, visando “o desenvolvimento de reflexões e de estratégias de intervenção que contribuam para contrariar esta situação” explica a Câmara do Fundão, em comunicado. O projeto “nasceu do desejo de construir uma Europa mais coesa a partir da valorização dos recursos endógenos de territórios afetados pelo declínio demográfico e pelo envelhecimento, construindo caminhos alternativos e sustentáveis de desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico.”

O programa inicia-se sexta-feira, 1, com uma visita o Centro para as Migrações, no Fundão, onde decorrerá um jantar de trabalho e onde será projetado o filme “Wolfram, a Saliva do Lobo”, de Joana Torgal e Rodolfo Pimenta.

No sábado, 2, pela manhã, haverá uma visita à Casa do Bombo de Lavacolhos, onde o projeto será apresentado, e onde decorrerá um debate sobre património cultural imaterial. De tarde, haverá uma visita à Lavaria do Cabeço do Pião (Minas da Panasqueira), sendo o futuro mineiro um dos temas a debate. Haverá também uma caminhada e um jantar comunitário na praia fluvial de Lavacolhos.

No domingo, 3, de manhã, decorre uma reunião de trabalho na Sala da Concha do Casino Fundanense, com troca de ideias sobre as problemáticas existentes no território visitado e possíveis soluções.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã