Procurar
Close this search box.

Tradição oral de Penamacor em espetáculo audiovisual

“Ainda agora aqui cheguei” é apresentado no próximo sábado, 20. E resulta do projeto “Uma cura na Raia”

Um espetáculo coletivo audiovisual, criado a partir da tradição oral do concelho. É isto que pode ver no próximo sábado, 20, pelas 21horas e 30, na praça nova do ex-quartel, uma performance ao ar livre intitulada “Ainda agora aqui cheguei”.

Este é o resulto do projeto “Uma cura na Raia”, um trabalho dinamizado pelo “A música portuguesa a gostar dela própria”, e que parte de gravações da memória coletiva do povo penamacorense, realizadas no concelho em conjunto com os alunos da Academia de Música e Dança do Fundão, o Rancho Folclórico de Penamacor, a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, o Grupo de Cantares do Pedrogão de S. Pedro, o Rancho Folclórico de Aranhas, a octogenária adufeira Joaquina Pereira, a fadista Flávia Pereira e o músico Pedro Domingues.

Segundo a autarquia, o que se pretende com este espetáculo é “uma incursão contemporânea através de uma mistura de vídeo com pessoas em palco.” Durante a apresentação, exploram-se as novas criações de letras para melodias tradicionais já existentes e a construção de instrumentos milenares no século XXI.

O projeto “Uma cura na Raia”, foi realizado em parceria com o município de Penamacor e constituiu-se na criação de um arquivo audiovisual imaterial, a realização de oficinas de construção de instrumentos, residências artísticas e dois espetáculos construídos para e com a comunidade. “Através de formação e de diversas atividades culturais, pretende reforçar e renovar as dinâmicas de tradição musical do território, recuperando a construção de instrumentos extintos, criando oportunidades para os mais jovens e promovendo uma revitalização do território” explicam os promotores.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã