A Universidade da Beira Interior (UBI) celebra hoje, quarta-feira, 30, o seu dia de aniversário, que este ano tem “um significado acrescido” já que se assinalam 50 anos de existência do Ensino Superior na Covilhã.
A cerimónia, que decorre depois de almoço, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde inclui, assim, a homenagem a três das figuras que tiveram “um papel relevante no percurso que começou com o Instituto Politécnico da Covilhã (IPC), passou pelo Instituto Universitário da Beira Interior, e culminou na UBI, há precisamente 38 anos” explica a UBI em comunicado.
Serão distinguidos Manuel Santos Silva, ex-reitor, Pedro Roseta, ex-deputado e ministro da Cultura, e Fernando Jesus, professor catedrático.
Manuel José dos Santos Silva será outorgado o diploma de Reitor Emérito, pelos altos serviços prestados à UBI, durante o seu período de vinculação profissional (1975 a 2021), “pelos relevantes contributos para a expansão e afirmação da instituição e para o desenvolvimento da ciência e da cultura.” Foi docente, investigador e Reitor (1996 a 2009) e, no decurso do seu Reitorado, “defendeu e lutou pela implementação da Faculdade de Ciências da Saúde e do seu curso de Medicina, que viriam a concretizar-se no início dos anos 2000.”
A homenagem a Pedro Roseta deve-se “à intervenção preponderante, na qualidade de Deputado à Assembleia da República, na defesa do Instituto Politécnico da Covilhã e da sua conversão em Instituto Universitário da Beira Interior, que viria a concretizar-se em 1979.” Natural da Covilhã, e licenciado em Direito, Pedro Roseta foi técnico superior do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação, tendo colaborado na reforma educativa do ministro José Veiga Simão. Exerceu cargos de destaque em diversas universidades e entidades relacionadas com a educação, foi deputado e ministro da Cultura.
Fernando de Jesus, professor Catedrático jubilado do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), colaborou com a Comissão Instaladora do Instituto Politécnico da Covilhã, para a criação e a orientação científica e pedagógica das disciplinas do Bacharelato em Administração e Contabilidade (BAC), o qual viria posteriormente a dar origem à licenciatura em Gestão de Empresas. “No IPC, e nas instituições que lhe sucederam, foi autor de publicações fundamentais para assegurar a qualidade do ensino e para o crescimento do prestígio da Instituição” frisa a UBI.
A cerimónia do Dia da Universidade, como habitualmente, inclui as intervenções de Mário Raposo (Reitor da UBI), Hugo de Carvalho (presidente do Conselho Geral) e do presidente da Associação Académica (João Nunes). Este ano, o orador convidado é Anselmo Crespo, diplomado em Ciências da Comunicação pela UBI, atual diretor de Novos Conteúdos da CNN Portugal, tendo já passado pela SIC e pela TSF.
Há ainda o Cortejo Académico, as outorgas de Cartas de Agregação, a entrega de medalhas a docentes e funcionários que completam 20 anos de serviço ou que se aposentaram até à data da cerimónia, e a atribuição de prémios de mérito escolar e do Prémio Voluntário Estudante 2023.