A Universidade da Beira Interior (UBI) criou o Centro Interativo de Ciências, um espaço destinado à promoção da cultura científica inaugurado na segunda-feira, 02 de junho.
O novo equipamento resulta da ampliação do edifício da Faculdade de Ciências e representa um investimento de cerca de 500 mil euros, financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Embora se destine ao público em geral, o Centro Interativo de Ciências (CIC) está especialmente focado nos mais jovens, com o objetivo de estimular o interesse por áreas como a física, a química, a matemática e a tecnologia.
Segundo a UBI, a estrutura disponibiliza um conjunto diversificado de experiências interativas.
No local estará instalada uma tabela periódica interativa, com elementos reais e demonstrações com bobinas de Tesla; um pêndulo de Foucault, onde se observa a rotação da Terra; uma experiência de queda em vácuo, que ilustra os princípios da gravidade, e um planetário digital 4K, com simulações imersivas do universo.
O novo equipamento estará também dotado de óculos de realidade virtual e aumentada, com mais de 44 mil conteúdos em várias áreas do saber, de ‘tangrans’ gigantes, frisos matemáticos, ilusões óticas, sinos de Gauss, espelhos interativos e outras propostas que pretendem fomentar o raciocínio e a experimentação.
A UBI acentuou, em comunicado, que o Centro Interativo de Ciências “integra explicações adaptadas a diferentes níveis de conhecimento, acessíveis por QR code com linguagem acessível ou técnica, promovendo uma aprendizagem personalizada”.
“O espaço acolhe também o Clube Science FC-UBI, que promove a articulação entre projetos escolares da região e a universidade, fomentando redes de colaboração científica e pedagógica”, acrescentou a instituição.
A visita ao espaço requer a marcação prévia junto da Faculdade de Ciências.