Procurar
Close this search box.

UBI: onde mais se paga para entregar a tese de doutoramento

A Universidade da Beira Interior (UBI) é, no todo nacional, a academia que mais cobra pela taxa de admissão a provas de doutoramento, com os alunos a terem que pagar 725 euros para entregar a respectiva tese.

A notícia foi avançada pelo jornal Público, na edição da passada segunda-feira,4, onde apresentou uma lista das universidades portuguesas e o respectivo valor para a entrega da tese de doutoramento. Os preços variam de instituição para instituição e se na Universidade dos Açores e de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) não exigem qualquer valor adicional, na UBI é onde se verifica o valor mais alto a cobrar, ocupando o primeiro lugar da lista.

Segundo este diário, as instituições de Ensino Superior justificam a cobrança pelo facto desta taxa de admissão a provas de doutoramento ser um suplemento às propinas, servindo para “suportar custos administrativos”. Diz a mesma notícia que, neste caso, a UBI alega que o preço que cobra por doutoramento é inferior aos praticados noutras instituições, como por exemplo em Coimbra ou nos Açores, onde as propinas podem chegar aos três mil euros e na Beira Interior variam entre os 1600 e os dois mil.

Na Universidade de Coimbra, o valor para a entrega de tese de doutoramento é de 50 euros.

Em declarações ao jornal, a Associação de Bolseiros de Investigação Científica afirma que já é hábito levar esta questão às reitorias, mas sem respostas. A presidente da associação, Bárbara Carvalho, fala de ausência de regulamentação, e considera as questões administrativas uma falsa questão, como, diz, ficou provado durante a pandemia, quando a defesa das teses foi feita por videochamada. A responsável considera que “uma taxa daquelas é injustificável”.

Universidade de Verão até sexta-feira

Entretanto, na passada segunda-feira, 4, a Universidade de Verão da UBI arrancou com cerca de 130 alunos do Ensino Secundário de várias regiões do País. A iniciativa, que se prolonga até amanhã, sexta-feira, 8, tem programadas diversas actividades que dão a conhecer a academia e os principais atractivos da cidade da Covilhã e da Serra da Estrela. A iniciativa teve início com a sessão de abertura, onde interveio o reitor da UBI, Mário Raposo, a Vice-Reitora para o ensino, Helena Alves, e o Coordenador da Universidade de Verão, Eduardo Cavaco.

Mário Raposo falou das estruturas, dos cursos, dos sucessos alcançados pelos seus diplomados, rankings, parcerias internacionais como a UNITA e de muitos outros aspectos de uma comunidade que reúne cerca de 10 mil pessoas. Já a vice-reitora lembrou os alunos de que estão “numa das melhores universidades com menos 50 anos do mundo”, enquanto Eduardo Cavaco apresentou todo o programa previsto para os próximos dias.

Actividades científicas em cada uma das faculdades; jogos interactivos na zona da Parada, no Polo principal; passeios nocturnos pela arte urbana do Centro Histórico da Covilhã; uma ida à Serra da Estrela com a oportunidade de fazer uma observação astronómica com telescópios da UBI; uma visita aos quatro museus da vila de Belmonte, à praia fluvial de Valhelhas e a participação num arraial de São Tiago são as actividades programadas para a semana da “Universidade de Verão” na UBI.

O último dia é dedicado à sessão de encerramento e entrega de diplomas de participação. Na iniciativa estão representados 35 municípios portugueses, entre eles Alcanena, Almeida, Aveiro, Caldas da Rainha, Coimbra, Elvas, Mangualde, Óbidos, entre outros.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã