A ULS da Cova da Beira (ULSCBEIRA) tem desde ontem, segunda-feira, 5, 49 novos médicos internos. A unidade promoveu a habitual sessão de boas-vindas dedicada ao acolhimento dos novos médicos internos de Formação Geral e de Formação Especializada 2026, bem como dos Farmacêuticos Residentes, “reafirmando o seu papel enquanto instituição formadora de referência, comprometida com a excelência, o conhecimento e o futuro da saúde”, salienta em comunicado.
Dos 49 novos internos, 36 são de formação geral, 9 de formação especializada hospitalar (nas áreas de Cirurgia, Gastrenterologia, Medicina Interna, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Reumatologia) e 4 de formação especializada em Medicina Geral e Familiar (MGF). A estes juntaram-se ainda 3 Farmacêuticos Residentes, que irão desenvolver a sua formação nas áreas de Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas.

A diretora do Internato Médico Hospitalar, Arminda Jorge, destacou a relevância do compromisso, da responsabilidade e da dedicação dos novos internos, tanto nos cuidados de saúde hospitalares como nos cuidados de saúde primários. Coube-lhe ainda a apresentação das orientações e procedimentos inerentes ao internato médico, bem como da estrutura das equipas, do plano formativo e das formações programadas.
A ULS Cova da Beira lembra que o Internato Médico constitui “uma etapa fundamental da formação médica, permitindo o desenvolvimento de competências teóricas e práticas essenciais.” Enquanto o primeiro ano proporciona uma visão abrangente dos serviços hospitalares e dos cuidados de saúde primários, a formação especializada, com duração entre quatro e seis anos, “aprofunda o conhecimento técnico e clínico, preparando os médicos para os desafios exigentes da prática médica avançada.”

