“Que seja o ponto de viragem para o comércio do centro da cidade”. É este o desejo do vereador com o pelouro do associativismo, desporto, feiras e eventos, José Miguel Oliveira, sobre a candidatura feita pela Câmara e Associação Empresarial e Comercial dos Concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) ao programa Bairros Comerciais Digitais, promovido pelo Governo, através do IAPMEI, que foi aceite e que terá um investimento de um milhão e 26 mil euros para a modernização do comércio do centro da cidade.
Em todo o país houve 187 candidaturas, sendo que 160 passaram à segunda fase e, destas, 65 garantiram financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), entre as quais a Covilhã, que das candidaturas feitas na Beira Interior terá sido a melhor classificada, no nono lugar geral. “É um projeto de um milhão e 26 mil euros, com financiamento de 942 mil euros, ou seja, 92 por cento. Que pretende dar vida ao centro histórico. Haverá novas ferramentas digitais para 210 estabelecimentos da nossa cidade. Estamos muito esperançados neste programa” frisa o presidente da Câmara, Vítor Pereira.
José Miguel Oliveira, vereador que acompanhou todo o processo, garante que os comerciantes foram ouvidos para se fazer um “diagnóstico” inicial e que as medidas são para implementar nos próximos três anos. “Prevê a intervenção no espaço público, um centro histórico com sistema conectado wi-fi de sexta geração, a compra de mobiliário inteligente, muppis interativos, nova sinalética, aplicações, sites para cada comerciante até um programa de controlo de afluência. Também prevê sistemas de entrega móvel, através de cacifos. Por exemplo, alguém adquire algo online, não pode logo ir buscar, é gerado um QR Code, e com ele, pode depois levantar num cacifo que é disponibilizado, e onde o comerciante deixa a encomenda”.
O vereador, contudo, diz que será precisa formação para os lojistas, já que o programa assenta muito nas novas tecnologias. E que existirá um “gestor do bairro” que irá tentar perceber “as dificuldades e resultados” que cada comerciante tem.
Segundo o IPAMEI, a medida “Bairros Comerciais Digitais”, no âmbito do PRR, procura “promover a digitalização da economia, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, ora através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.”
E afigura-se como “particularmente relevante para os setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor, sendo igualmente uma medida catalisadora do crescimento económico, visando a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e da integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.”