Procurar
Close this search box.

Uma APP de apoio à família

A Câmara de Castelo Branco apresentou na passada semana uma plataforma informática e uma aplicação móvel para facilitar a apresentação de candidaturas no âmbito do programa de apoio à família. “Vamos avançar com a plataforma que tem um link de acesso onde, a partir de 1 de setembro, [as pessoas] podem realizar a candidatura que é feita anualmente. Há a plataforma onde as pessoas podem fazer a candidatura. Quem já usufruiu deste benefício já está registado e vai receber o ‘link’ e a ‘password’ de acesso à plataforma. Os novos candidatos serão registados”, disse à Lusa A vereadora Patrícia Coelho, responsável pelos pelouros da educação, tecnologias de informação, empreendedorismo e inovação.

Segundo esta responsável, o apoio à família tem duas vertentes: apoio às creches e o apoio às refeições, que já funcionou no ano letivo 2022/20223. “Foi iniciado com papel e em determinada altura percebemos que poderíamos melhorar o serviço com o recurso ao e-mail. Depois, começamos a perceber que havia uma necessidade de digitalizar e diminuir também a pegada ecológica”, refere. A autarca adianta ainda que a aplicação móvel vai estar disponível para Android e iOS e foi desenvolvida (tal como a plataforma) por uma empresa de Castelo Branco.

“As pessoas vão poder submeter os recibos de pagamento, quer das refeições, quer das creches, para serem validades e depois serem ressarcidas. Podem também seguir todo o processo e saber o seu desenvolvimento”, frisa. A digitalização destes serviços vai libertar as pessoas de terem de recorrer ao Balcão Único para realizar as respetivas candidaturas, sustenta Patrícia Coelho. “Vai também diminuir a sobrecarga no Balcão Único (no ano anterior registou 1.269 candidaturas só para refeições e mais 280 relativas às creches). Foram muitas candidaturas”, sublinha.

A vereadora adianta que para este ano é previsível que haja um aumento, uma vez que vai ser alargado ao 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. “No ano anterior foi só para o pré-escolar, 1.º e 2.º anos”, conclui.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã