Procurar
Close this search box.

Vespa asiática: Câmara da Covilhã entrega armadilhas

Objetivo é prevenir e mitigar efeitos da vespa na produção de mel

Para “prevenir e mitigar os efeitos da vespa velutina (asiática) na produção de mel”, a Câmara Municipal da Covilhã está a proceder à distribuição, entre os apicultores do concelho, de armadilhas para a captura desta espécie invasora e respetivo atrativo.

Esta ação visa “ajudar os apicultores a reduzirem a predação nos apiários, através da redução do número de vespas que aí predam, diminuindo-se, desta forma, a captura das abelhas melíferas” explica a autarquia em comunicado.

A autarquia diz que, simultaneamente, também quer contribuir para “reforçar o controlo e limitar o crescimento dos ninhos de vespa velutina.” E adianta que a colocação das armadilhas junto dos apiários é “eficaz desde o aparecimento das pequenas obreiras dos ninhos primários, geralmente em julho, e deve ser continuada até novembro, altura em que os ninhos não destruídos reduzem a atividade.”

A Câmara da Covilhã explica que as armadilhas serão entregues aos apicultores que as solicitem mediante prova de que são detentores de colmeias de abelhas melíferas. Para levantar as armadilhas, os apicultores devem contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC).

Esta ação enquadra-se numa candidatura da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela ao POSEUR.

 

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã