Procurar
Close this search box.

Vítor Pereira pede “diferenciação positiva” para o Interior no próximo quadro comunitário

O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, referiu na sexta-feira, 15, ter a esperança de que a escolha de um município do Interior para a assinatura do protocolo de parceria entre o Governo português e a Comissão Europeia para a execução do quadro comunitário de apoio Portugal 2030 “se traduza numa diferenciação positiva, com uma majoração de apoio e distribuição dos fundos comunitários”.

O autarca covilhanense “louvou a iniciativa” do Governo, e da Comissão Europeia, por ter “simbolicamente” escolhido um “município do Interior”, o Fundão, para celebrar um “acordo tão relevante e impactante”.

Vítor Pereira disse esperar “a sensibilidade do Governo relativamente ao Interior” e que se traduza em medidas concretas.

“Faço votos para que este pacote financeiro se traduza na prática, na realidade, numa oportunidade que poderá ser a última, com o senhor primeiro-ministro referiu, para mudar estruturalmente um modelo de desenvolvimento para inverter as nossas assimetrias regionais, que se têm agravado de forma mais ou menos acelerada nos últimos 50 anos”, vincou o edil.

Vítor Pereira sublinhou que a Covilhã tem sabido aproveitar os fundos comunitários e informou, no âmbito do Portugal 2030, estarem já “apresentados e sinalizados mais de 60 projectos estruturantes e estruturais, nas mais diversas áreas, para transformar a Covilhã e reforçar a sua liderança e atractividade regional”.

Através do quadro comunitário Portugal 2030 o país terá acesso a 23 mil milhões de euros de fundos até 2029.

O Portugal 2030 tem um valor global de 23 mil milhões do próximo quadro comunitário de apoio, que tem em conta verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (11,5 mil milhões de euros), do Fundo Social Europeu (7,8 mil milhões de euros), do Fundo de Coesão (3,1 mil milhões de euros), do Fundo para uma Transição Justa (224 milhões de euros) e do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (393 milhões de euros), de acordo com o Governo.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã