Procurar
Close this search box.

Vítor Pereira toma posse com cinco eixos no horizonte

Ana Ribeiro Rodrigues

O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, destacou no seu discurso de tomada de posse para o terceiro mandato cinco “ambiciosas, difíceis e trabalhosas linhas de acção para o futuro”: a transição digital, a educação, que se deve articular com a reformulação do movimento associativo, a criação de emprego, a mobilidade e o desenvolvimento da solidariedade, numa cerimónia realizada no renovado Teatro Municipal, no Dia da Cidade, 20 de Outubro, em que reiterou a ideia defendida no passado de a Covilhã sair da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Depois de ter dito que, independentemente da maioria absoluta do PS, tem a “obrigação de com todos colaborar”, Vítor Pereira sublinhou a necessidade de “encarar sem receios os desafios da transição digital”. “Há que aproveitar as novas tecnologias para tornar os serviços camarários mais acessíveis, mais transparentes e mais amigos dos utentes”, preconizou.

O presidente do município salientou também ser fundamental concluir a requalificação do parque escolar e, por outro lado, apetrechar as escolas “com os instrumentos, os mecanismos e equipamentos necessários a essa melhoria e essa qualificação”, uma tarefa que afirmou dizer respeito não apenas à comunidade educativa, aos autarcas e aos pais, como ao movimento associativo, que Vítor Pereira considera ter de ser “repensado de forma criativa”.

Essa “mudança de paradigma do movimento associativo” tem de passar por um reajuste à realidade e por uma especialização que complemente o trabalho das escolas, precisou. “Algumas das nossas associações, em estreita colaboração com as escolas, terão hoje de ser essenciais para que a matemática, o português e uma língua estrangeira sejam os instrumentos básicos com que os covilhanenses têm de estar habilitados”, acrescentou Vítor Pereira.

Texto completo na edição papel do NC.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã