Wout van Aert (Visma-Lease) venceu hoje ao sprint a terceira etapa da Volta a Espanha em bicicleta, que ligou a Lousã a Castelo Branco, com passagens pela Covilhã e Fundão, e mantém a camisola vermelha, de líder da classificação geral.
Depois de um terceiro e de um segundo lugar, o belga venceu hoje a última de três tiradas em Portugal, com uma extensão de 191 quilómetros percorridos em 4 horas 40 minutos e 42 segundos, a uma média de 40,9 quilómetros por hora.
Wout Van Aert aumentou em 13 segundos a vantagem sobre o norte-americano Brandon McNulty e 15 segundos sobre o checo Vacek.
João Almeida (UAE Emirates), um dos candidatos ao pódio, subiu um lugar na classificação geral, para o 9.º lugar, a 32 segundos do camisola vermelha, Nelson Oliveira (Movistar) ascendeu ao 10.º posto da classificação, a 33 segundos do líder e o campeão nacional Rui Costa (EF Education-EasyPost) trepou para 58.º posição, a 1 minuto e 10 segundos.
Num percurso em que foi muito audível o apoio aos atletas portugueses, o nome de João Almeida foi o mais ouvido por quem saiu à rua para ver passar La Vuelta.
A etapa ficou marcada pela longa fuga de quatro ciclistas, apanhados pelo pelotão a 20 km da meta.
No sprint intermédio na Avenida da Liberdade, no Fundão, o basco Isaso (Euskatel) foi o primeiro do grupo de fugitivos, absorvidos já depois do Alto de Alpedrinha.
Esta é a segunda vez que a Vuelta começa em Portugal, depois de em 1997 ter saído de Lisboa para promover a Expo98, e é a quinta vez que arranca de fora de Espanha.
A 79.ª Volta a Espanha arrancou em 17 de agosto, com um contrarrelógio de 12 quilómetros entre Lisboa e Oeiras. A segunda etapa ligou Cascais a Ourém e amanhã a Vuelta entra em território espanhol.