Depois de, em 2023, ter conquistado, na Croácia, o primeiro título europeu de futsal, em sub-19, ao comando de Portugal, o covilhanense José Luís Mendes, 59 anos, repetiu o feito com seleção jovem nacional, que no domingo se sagrou bicampeã europeia, na Moldávia, batendo de novo a Espanha, por 2-3, após prolongamento.
É mais um título para o treinador que se notabilizou na Desportiva do Fundão, antes de integrar os quadros da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Zé Luís (como é conhecido na região), que fez também parte das equipas técnicas lideradas por Jorge Brás, que ganharam um Europeu e um Mundial por Portugal, iniciou-se no treino do futsal numa equipa feminina do Unidos do Tortosendo, já na década de 90.
Em declarações à FPF, o treinador nacional considerou o resultado justo. “Fomos superiores a Espanha. Estou muito feliz. Faz amanhã seis semanas que nos concentramos, não é fácil, mas eles foram fantásticos. O processo foi muito bom, foi uma evolução excelente e deixa-me muito satisfeito a forma como reagimos à adversidade. Queria agradecer também a este público excecional e aos clubes destes jovens