A Associação Bandeira Azul da Europa distinguiu o Município do Fundão com a Bandeira Verde ECO XXI, com um índice de 74%, numa distinção que visa “reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas nos municípios, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável”, de acordo com nota de imprensa enviada pela autarquia do Fundão.
De acordo com a mesma nota, este resultado “demonstra uma evolução de boas práticas da autarquia fundanense ao longo dos últimos anos e coloca o Município do Fundão como o melhor município da região e um dos melhores do país”.
Os resultados foram divulgados no passado dia 7 de novembro, na cerimónia de Entrega do Galardão 2023 Bandeira Verde ECO XXI, realizada em Oeiras, onde foram dados a conhecer os resultados das candidaturas assim como os municípios que atingiram os melhores índices ECO XXI de sustentabilidade municipal. Este ano foram 68 os municípios candidatos.
O programa ECO XXI pretende “reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas no sentido da sustentabilidade, com especial enfase na educação, qualidade ambiental, território e desenvolvimento social” e “contribuir para a aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável a nível municipal.