Procurar
Close this search box.

Código de conduta

Integridade e Precisão

O corpo redactorial do Jornal Notícias da Covilhã compromete-se a produzir reportagens precisas e imparciais, baseadas em fontes confiáveis e verificáveis. É imperativo evitar a disseminação de informações falsas ou enganosas.

Independência e Liberdade de Pensamento

Os membros da equipa devem pautar a sua activiadade pelos rigorosos princípio independência face a quaisquer interesses privados, e a grupos económicos, religiosos, corporativos e/ou políticos. O pensamento crítico e a livre expressão são valores fundamentais a serem respeitados e fomentados.

Respeito e Dignidade

Os membros da equipa devem respeitar a dignidade de todas as pessoas, bater-se pela inclusão e diversidade, abster-se de linguagem e comportamento discriminatório e promover a igualdade, e o total respeito pelos direitos humanos.

Responsabilidade Social

O Notícias da Covilhã é um jormal responsável, e como tal deve preocupar-se com a sociedade e o desenvolvimento da região onde está inserido. Nesse sentido, os editores, jornalistas e redactores devem estar cientes do impacto potencial das suas reportagens e contribuir de forma positiva para a comunidade.

Transparência e Abertura

Todos os processos editoriais devem ser transparentes. Qualquer conflito de interesses deve ser divulgado, e as retratações e correções devem ser publicadas de maneira clara e oportuna.

Respeito pelos Princípios Éticos e Deontológicos do Jornalismo

Os membros da equipa do Notícias da Covilhã devem aderir aos princípios éticos e deontológicos do jornalismo, que incluem o respeito pela privacidade, a presunção de inocência e a proteção das fontes.

Oposição ao Sensacionalismo e ao Populismo

O Notícias da Covilhã compromete-se a evitar o sensacionalismo e o populismo nas suas reportagens. O jornal busca informar, não explorar ou manipular o público.

 

 

Respeito pela Língua Portuguesa

O Jornal Notícias da Covilhã valoriza a diversidade linguística, a liberdade de escrita, e a escolha por parte da sua equipa para a melhor forma de utilização da Língua Portuguesa.

Contribuição para o Debate de Ideias

A equipa deve fomentar e valorizar o debate de ideias, dando espaço para diferentes pontos de vista, sempre mantendo o respeito e o diálogo.

Este Código de Conduta serve para orientar todos os membros da equipa do Notícias da Covilhã no desempenho das suas funções e na assumpção das suas responsabilidades. Os infratores estarão sujeitos às sanções correspondentes de acordo com as políticas internas do jornal.

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã