A Universidade da Beira Interior (UBI) anunciou a abertura do concurso público para a construção do Centro Interpretativo de Ciências, um investimento de 342 mil euros para “colocar ao serviço de toda a comunidade” e criado a partir da ampliação da Faculdade de Ciências.
A UBI sublinhou que o Centro Interativo de Ciências (CIC-UBI) “visa atrair os estudantes das escolas nacionais, básicas e secundárias, assim como o público em geral, para as áreas da ciência e tecnologia”.
“Quando estiver concluído, espera-se que o CIC-UBI seja um centro de referência na difusão da cultura científica, na região e no país”, frisou a instituição de ensino superior.
A intenção é que os visitantes possam participar em atividades interativas nas áreas da física, da matemática e da química, tendo ao dispor um centro de astronomia, usando telescópios já disponíveis no Departamento de Física.
Outro dos objetivos é que o Centro Interativo de Ciências “seja um agregador dos Clubes de Ciência locais e se constitua como um espaço de exposições itinerantes e de palestras”.
“O Centro é um contributo da UBI para despertar nos jovens, e mais velhos, o interesse pela formação académica nas áreas da ciência, de tecnologia e da matemática, bem como na aprendizagem ao longo da vida”, acrescentou a UBI.