A CDU vai denunciar o abate de plátanos, efetuado pela Câmara da Covilhã e Junta de Freguesia, na Avenida das Termas em Unhais da Serra, avançou a concelhia, em nota de imprensa.
O candidato às legislativas pela CDU, Jorge Fael, acompanhado pelo presidente da mesa da Assembleia de Freguesia de Unhais da Serra, António Quintela, esteve no domingo, 21, na vila, e verificou “o abate e a poda de mais de duas dezenas de plátanos, a maior parte deles centenários, inserida numa denominada operação de ‘requalificação ambiental’”, refere o comunicado. A CDU considera ser um “ato completamente inaceitável” que foi levado “sem qualquer informação, justificação e explicação à população, com consequências ambientais consideráveis”.
“Estranha operação esta que procede ao abate de dezenas de árvores saudáveis e a transformação de parte do que restou dos troncos em ‘floreiras’”, afirma o partido no mesmo documento.
A CDU garante que vai avançar com uma denúncia do abate de árvores às diversas instâncias, nomeadamente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e Ministério do Ambiente. Também vai pedir “as devidas e cabais explicações” à Câmara da Covilhã e Junta de Freguesia.