São apresentados no próximo dia 28, a partir das 14 horas e 30, no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, os resultados do Projeto Pró-Lúdico, no âmbito do seminário sobre “Atividade física em obesidade pediátrica” promovido pelo serviço de pediatria da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira e o Departamento de Desporto da Universidade da Beira Interior.
Segundo a organização, o projeto era uma iniciativa destinada a incentivar o exercício físico e os bons hábitos alimentares nas crianças e jovens da Cova da Beira, e resultou de uma parceria entre o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (agora designado ULSCBEIRA) e a Universidade da Beira Interior, a qual se estendeu a várias instituições cooperantes da região, nomeadamente às autarquias da Covilhã, Fundão e Belmonte, ao Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira e aos Agrupamentos Escolares da região, alcançando desta forma, cerca de 1000 jovens de escolas da Cova da Beira. “Entre as atividades desenvolvidas para colocar o problema da obesidade na ordem do dia registaram-se ações de incentivo à realização de exercício físico e criação de bons hábitos alimentares, ao mesmo tempo que foi feito o levantamento do estado físico dos mais novos” explica a ULS Cova da Beira em comunicado.
O seminário destina-se a alunos e profissionais de saúde e de desporto e outros interessados. Para além da habitual certificação de presença no evento, esta iniciativa está creditada pelo IPDJ, enquanto formação para técnicos de desporto, exercício e saúde.