“Vale por natureza”. Esta frase identitária de Manteigas, que nos habituámos a ver em cartazes, outdoors, muppies e até em camisolas de coletividades, vai deixar de existir porque, segundo o presidente do município, Flávio Massano, vários outros concelhos do país assinavam com este slogan. “Deixou de ser diferenciador e Manteigas tem que se diferenciar” frisou o autarca durante a apresentação, no passado dia 16, da nova imagem promocional “Manteigas- O coração da Montanha”.
A nova marca, diz o autarca, substituiu o slogan “Vale por Natureza”, que já existia desde 2016/17, pretendendo ser “um passo em frente” na forma de “falar com os munícipes e com todos os que gostam de visitar e conhecer Manteigas”. Flávio Massano reconhece que o que existia não estava mal, “estava ótimo”, mas que hoje o concelho vive “noutra era” que mostra uma terra “que as pessoas querem conhecer, visitar, e também onde querem viver”, sublinha.
A imagem foi criada pela equipa da SP Creative, que ao longo dos últimos meses desenvolveu diversas oficinas colaborativas, com a população, para chegar ao produto final. Segundo revelou Ana Melo, a nova imagem foi construída a partir do que existia, “que estava bem feito”, mas que nesta altura se revelava “demasiado genérico” pois remetia para a natureza e para o vale, excluindo a vila e a comunidade. A nova imagem aposta também nessa componente emocional, explica. “Nós queremos que toda esta estratégia de comunicação assente muito na ligação com a comunidade e em tudo o que podemos construir em conjunto”.
A imagem tem o logo que remete para o M de Manteigas, sobreposto em imagens icónicas que podem mudar consonante o evento, altura do ano, ou o que se quer comunicar, destacando a vila e as suas casas que se estendem pela paisagem. “Quisemos tirar a força do que está lá em cima, que é a Estrela e dar força ao que está cá em baixo que é Manteigas”. “Olhamos ao redor e o que vemos é Manteigas inserida na paisagem e é isso que queremos representar. Vê-se um M de Manteigas, mas também as casas que vão subindo sobre a Montanha”, explicou Sandra Pinho, da SP Creative.