Os Bombeiros Voluntários do Fundão esperam ter concluída a construção do novo quartel dentro de três anos, um empreendimento que representa um investimento de cerca de três milhões de euros e vai facilitar o acesso às instalações.
A corporação prevê pagar a obra através da venda de lotes no terreno onde o quartel vai ser construído, na Quinta da Caranguejo, e do recurso a fundos comunitários.
Os Bombeiros Voluntários do Fundão informaram, em comunicado, que o projeto está dividido em três fases, para permitir “uma adaptação gradual às necessidades crescentes da corporação, a primeira com vista a dar resposta àquilo de que os bombeiros precisam atualmente.
Para uma segunda fase está previsto aumentar a capacidade da frota e a terceira, ainda em estudo, “poderá incluir espaços adicionais para a formação, saúde ou um ginásio”.
O novo quartel contempla ainda a criação de uma Casa Escola destinada à formação contínua dos bombeiros.
Na mesma nota, é referido que a futura localização “é crucial para melhorar a resposta dos bombeiros a emergências”.
“Situado estrategicamente numa zona circular à volta do Fundão, o novo quartel permitirá um acesso mais rápido e eficiente às várias áreas da cidade e periferias”, salientaram os Bombeiros do Fundão.
O terreno para onde está projetado o quartel inclui um loteamento composto por dois blocos habitacionais e que se espera ser uma fonte de receita.
“A venda ou promoção destes lotes permitirá angariar fundos essenciais para a construção do quartel. Esta abordagem inovadora não só garante a viabilidade financeira do projeto, como também contribui para o desenvolvimento urbanístico da área”, frisou a corporação do Fundão.
Segundo a Associação Humanitária, o novo quartel será dotado de infraestruturas modernas, tecnologia de ponta, sustentabilidade, espaços comunitários, segurança e eficiência, deixando a corporação preparada “para os desafios das próximas décadas”.
A conclusão da obra está prevista para a ocasião do centenário dos Bombeiros do Fundão, dentro de três anos.