A Universidade da Beira Interior (UBI) atingiu pela primeira vez a marca dos dez mil alunos inscritos, informou no dia 2 a instituição.
“Trata-se de uma marca histórica, justificada pelo investimento que a academia tem feito na melhoria da sua oferta formativa, em termos pedagógicos e de adequação às necessidades do mercado de trabalho”, salientou a instituição de ensino, em comunicado.
Segundo a UBI o número redondo foi atingido na passada semana e tem “o simbolismo” de coincidir com os 50 anos da criação do ensino superior na Covilhã.
Os dez mil alunos distribuem-se pelos vários graus de ensino e por cursos que a academia tem a funcionar regularmente.
A UBI tem sido cada vez mais procurada por alunos internacionais e é frequentada por cerca de dois mil estudantes estrangeiros, que representam 21% do total de inscritos na instituição.
“O sucesso de procura registado em 2024/2025 revela que os estudantes reconhecem na UBI uma instituição capaz de formar profissionais altamente qualificados, em áreas inovadoras e com conhecimentos atualizados que, por isso, são muito procuradas pelo mercado de trabalho”, acentuou a universidade, na mesma nota.
A UBI tem aumentado o número de vagas e para o próximo ano letivo estão abertas 1579 para cursos do primeiro ciclo e mestrado integrado.
A Instituição já formou mais de 40 mil alunos, informou o reitor, Mário Raposo, em abril, durante a cerimónia solene do aniversário da universidade.