Procurar
Close this search box.

Ouro para a APPACDM, Escola Pêro da Covilhã e Casa da Covilhã em Lisboa

No Dia da Cidade são distinguidas 12 personalidades e três instituições

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã, a Escola Pêro da Covilhã e a Casa da Covilhã em Lisboa são os homenageados com a medalha de ouro de mérito municipal no 20 de Outubro, no 154.º aniversário da elevação da Covilhã a cidade.

O presidente do município, Vítor Pereira, destacou o “papel notabilíssimo, com pergaminhos no concelho” da APPACDM, o “notável percurso no ensino” da Escola Pêro da Covilhã e o “embaixador” que é Casa da Covilhã, a completar cem anos.

Na cerimónia serão distinguidas mais doze personalidades com a medalha de prata de mérito municipal, entre as quais quatro a título póstumo: os antigos dirigentes sindicais José de Lemos e Manuel Carrola, José Curto Pereirinha, que integrou a Junta de Freguesia de Peraboa, a Assembleia Municipal da Covilhã e os órgãos sociais de várias associações no concelho e o ex-presidente do Turismo de Portugal, deputado e secretário de Estado Luís Patrão.

O médico Miguel Castelo Branco, ex-administrador do Centro Hospitalar Cova da Beira, antigo presidente da Assembleia Municipal da Covilhã e atual presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) é agraciado com a medalha de prata, tal como o também médico, empresário e ex-vereador socialista Carlos Casteleiro.

Joaquim Matias, dirigente associativo, vereador em três mandatos e presidente dos Bombeiros da Covilhã será também distinguido, assim como Jorge Torrão, vereador entre 2013 e 2017, ligado ao associativismo e técnico do Inatel.

O administrador-executivo das Minas da Panasqueira, António Corrêa de Sá, é outro dos agraciados com a medalha de prata e também Rui Tendeiro, major-general covilhanense na Força Aérea e comandante operacional na Madeira.

O empresário Brito Rocha, gerente de laboratórios de análises clínicas, antigo presidente do Sporting da Covilhã e presidente do Lar de São José é outro dos homenageados, a par do empresário covilhanense na área da construção civil e hotelaria, Rui Lourenço, proprietário do Hotel Santa Eufémia e Dona Maria.

A entrega das distinções é feita domingo, Dia da Cidade, a partir das 15:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O anúncio das personalidades e instituições homenageadas foi feito na reunião pública do executivo de terça-feira, 15, pelo presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.

O autarca convidou a população a participar nas celebrações, por os homenageados serem “exemplos de vida” e “faróis para todos nós”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã