Estão concluídos os parques infantis do concelho que nos últimos anos foram intervencionados no âmbito da rede de equipamentos que a autarquia reviu, eliminando alguns, reparando outros degradados e construindo novos, num investimento global de 477 mil euros, informou no domingo, 13, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.
No dia em que inaugurou o Parque Infantil do Jardim Público do Tortosendo, no valor de 35 mil euros, e o Parque 25 de Abril, no centro de Unhais da Serra, que incluiu a recuperação de um rinque e outros arranjos na zona envolvente, um investimento de 120 mil euros, o autarca adiantou que esta semana todos os espaços infantis, incluindo os das escolas, ficam operacionais.
Vítor Pereira acentuou a importância destes equipamentos para que as crianças desfrutam mais do espaço exterior e fujam ao sedentarismo. “É importante que as crianças convivam, porque o convívio com os meios eletrónicos afastam-nos do convívio com os colegas. Brincar em conjunto é fundamental, porque são os primeiros passos para a nossa socialização”, realçou o edil.
Segundo o presidente do município, o atraso no arranjo e construção de novos parques estão relacionados com “questões administrativas”.
Da rede de parques intervencionados fazem parte quatro na Covilhã: os do Jardim do Lago, Jardim Público, Largo da Estação e largo junto ao Café Primor.
Os restantes estão localizados em Unhais da Serra, Tortosendo, Casegas (a inaugurar no sábado), Orjais, Vila do Carvalho, Vale Formoso, Aldeia do Souto, Sobral de São Miguel, Aldeia de São Francisco de Assis, Boidobra, Peso e Peraboa.
Estes parques infantis totalizam um investimento de 320 mil euros, a que se somam 157 mil euros despendidos na melhoria e arranjo dos parques infantis em escolas básicas e jardins-de-infância.
Segundo o presidente, até segunda-feira estava previsto todos estarem prontos, embora tenha admitido que “pode haver mais quatro ou cinco dias para terminar a instalação”.
A Escola Básica (EB) do Paul, a EB e Jardim-de-Infância (JI) do Peso, a EB e JI da Boidobra, a EB de Santo António, a EB de Cortes do Meio, a EB do Largo da Feira e EB Montes Hermínios, ambas no Tortosendo, e a EB do Refúgio foram as escolas