A terceira edição do Festival Figuras Factos e Lugares vai homenagear, no próximo sábado, 18, Francisco Pinto da Cunha Leal, desta feita na aldeia de Pedrógão de São Pedro.
Segundo a Câmara de Penamacor, promotora do evento, este pretende dar a conhecer o território de Penamacor através das “três diretrizes base presentes na nomenclatura do evento.” Desde 2020 que o festival tem vindo a percorrer as várias freguesias do concelho “com a finalidade de recordar, estudar e valorizar algumas das importantes figuras, dos factos e das memórias dos lugares.”
A primeira edição, decorrida em Vale da Senhora da Póvoa, permitiu servir de homenagem a Jaime Lopes Dias, importante figura no que foi o legado etnográfico regional. A segunda edição permitiu celebrar o património histórico e cultural da freguesia de Bemposta, com palestras e visitas guiadas encenadas e caminhadas interpretativas pela natureza.
Em 2025, esta terceira edição decorre em Pedrógão de S. Pedro e permitirá “enaltecer uma importante figura política da primeira metade do século XX nascido nesta freguesia, Francisco Pinto da Cunha Leal.”
O festival conta, este ano, com momentos musicais, intervenções, apresentação de um filme, uma exposição, além de um momento solene com descerramento de uma placa comemorativa.
Esta iniciativa resulta de uma organização conjunta entre o Município de Penamacor, a União de Freguesias de Pedrógão de S. Pedro e Bemposta, a Junta de Freguesia de Alcaide e a Câmara Municipal do Fundão.