Santarém volta a ser “boa terra” para o Covilhã

Serranos arrancam triunfo importante em campo onde, já na primeira fase, tinham sido felizes

Não é nada definitivo, há muito ainda a fazer, mas o Sporting da Covilhã conseguiu, no passado sábado, um importantíssimo triunfo na casa da União de Santarém que, para já, retira os serranos dos dois últimos lugares da série A da fase de manutenção na Liga 3. O Covilhã, que bateu os escalabitanos por 1-2, soma agora 12 pontos, mais três que o penúltimo, Oliveira do Hospital, que foi derrotado nas Caldas da Rainha.

Na jornada 6 desta segunda fase (a primeira da segunda volta), os leões da Serra voltaram a ser felizes numa terra na qual, já na primeira fase, o tinham sido, então com uma vitória por 0-1. Mas desta vez, com mais dificuldades, uma vez que foram os homens da casa a entrar melhor na partida, com mais bola, mais dinâmica, e a marcarem aos 25 minutos, com o avançado brasileiro Gustavo França a finalizar bem perante a saída do guarda-redes João Gonçalo. O Covilhã tentou reagir, mas até ao intervalo, não criou uma única oportunidade de golo.

No segundo tempo, as coisas foram bem diferentes. Os serranos entraram bem melhor na partida, em busca do prejuízo, e depois de algumas mexidas no xadrez da equipa (Fuller entrou bem e mexeu com o jogo), o Covilhã empatou. Passe longo, em profundidade, para as costas da defensiva escalabitana, e Lucas Duarte, a ganhar em velocidade, e à saída de Gustavo Galil, a fazer um chapéu perfeito, com a bola a aninhar-se no fundo das redes. Aos 68 minutos. Seis minutos depois, a cambalhota no marcador. Grande arrancada de Fuller pela direita, cruzamento de trivela para a área, com Luís Oliveira, em esforço, ao segundo poste, a ganhar de cabeça para a zona central onde apareceu Lucas Duarte a cabecear para o fundo da baliza.

Até final, os serranos privilegiaram o controlo da partida, que ficou mais fácil quando Alcobia, aos 88 minutos, foi expulso na União de Santarém. Que forçou, com futebol mais direto, mas já não impediu a festa covilhanense.

Na próxima jornada, os serranos recebem a Académica, que lidera a tabela com 20 pontos e está mais que tranquila, no que toca às contas da permanência.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã