A Câmara de Belmonte distingue, no próximo dia 26 (Dia do Concelho), durante a sessão solene comemorativa da data, agendada para as 10:30 nos Paços do Concelho, sete cidadãos, quatro deles ligados ao desporto, e a Comunidade Judaica de Belmonte.
No que toca a distinções individuais, será homenageado José João Brum, juiz que lidera o Julgado de Paz de Belmonte, e Ernesto Carvalho, cardiologista, que há muitos anos dá consultas na vila. Mário José Cabeças e Sérgio Gomes, que em 2024 se sagraram campeões do mundo de clubes de pesca feeder em água doce, são dois dos quatro distinguidos na área do desporto. Os restantes são Adriana Mendes, jovem futsalista natural de Caria, que foi campeã nacional no Benfica (atua esta época nos Leões de Porto Salvo) e João Nuno Vicente, campeão nacional sub-18 de esqui alpino, com diversas participações, no estrangeiro, pela seleção nacional. A autarquia homenageia também, mas título póstumo, José Manuel Casteleiro, empresário que durante anos esteve radicado em Caria e que faleceu em setembro do ano passado.
Em termos coletivos, a instituição que é agraciada este ano é a Comunidade Judaica de Belmonte, uma das mais antigas da Península Ibérica.
Durante essa manhã, a Câmara também atribui os prémios aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabra, no ano letivo passado, distingue funcionários camarários pelos seus anos de serviço e assina um protocolo da “Rota da Tolerância, Liberdade e Paz”. Depois de almoço, e da tradicional procissão em honra de Nossa Senhora da Esperança, decorre, pelas 15 horas, no Estádio Municipal, o XII Torneio de Veteranos “Pedro Álvares Cabral”, é lançado, às 15:30, em Centum Cellas, o livro “Centum Cellas, o enigma indecifrável?”, de José Figueiredo, e às 17 horas é inaugurada a sede da Ignite Belmonte, no piso inferior da Loja do Cidadão. À noite, no Pavilhão Gimnodesportivo, destaque para o concerto com Matias Damásio, às 22 e 30.
As Festas do Concelho, contudo, arrancam na terça, 22, com o Dia do Patrono, na escola, e a inauguração da decoração suspensa da rua 1º de Maio. Na quarta, 23, é o ciclismo que anima o povo, com a partida e chegada de etapa do 13º Grande Prémio “O jogo”, e na quinta à noite começa a animação musical, com Virgílio Faleiro, Cromos da Noite e Rosinha. À meia-noite são lançados 51 morteiros em alusão aos 51 anos do 25 de Abril.
Na sexta, 25, Dia da Liberdade, além da tradicional sessão solene, às 11, é apresentado o livro “Belo Monte- Um olhar fotográfico sobre o concelho”, de Carlos Silva, pelas 12:30, no Museu Judaico, local onde a Associação Desportiva de Belmonte promove uma homenagem a Fausto e Carlos Paredes, durante a tarde. À noite, o palco é ocupado por Toy e Filipe Nunes, depois de um espetáculo piromusical. No domingo, 27, há ainda um espetáculo de revista no auditório da Santa Casa.
O bilhete geral para os concertos dos dias 24, 25 e 26 custam sete euros, e já estão à venda. Nos dias em que tocam Rosinha e Toy, a entrada no pavilhão custa três euros, para o concerto de Matias Damásio, quatro.