Dia de Afirmação

Sérgio Santos

Coordenador da União dos Sindicatos

O 1º de Maio é um dia de afirmação de todos os trabalhadores e por isso saímos à rua, com as reivindicações dos trabalhadores, porque é urgente e necessário o aumento geral dos salários em 150€ para todos os trabalhadores, a valorização das carreiras e profissões, a fixação de 1000€ para o SMN, com retroativos a Janeiro; o aumento real das pensões; a erradicação da precariedade; a revogação das normas gravosas da legislação laboral, nomeadamente a caducidade da contratação coletiva e a reposição do princípio do tratamento mais favorável; a garantia da efetivação da liberdade sindical em todas empresas e locais de trabalho, entre outras medidas.

É preciso continuar a dar combate a todas e quaisquer tentativas de desregular e agravar o tempo de trabalho (bancos de horas, adaptabilidades, horários por turno, noturnos, laboração continua) e fazer caminho para a redução gradual para as 35 horas de trabalho para todos sem redução de salário; o reforço dos serviços públicos e das funções sociais do Estado.

Sem serviços públicos de qualidade não há desenvolvimento equilibrado, justo e equitativo do país. Educação, saúde, segurança social, justiça, poder local, ambiente, cultura entre outros, são pilares fundamentais do desenvolvimento integral do individuo e das sociedades, garantes de liberdade e democracia. Não queremos um estado assistencialista e esvaziado de funções. É urgente reforçar com recursos humanos e materiais os serviços públicos.

É preciso a redução dos passes sociais nos transportes através do Incentiva+ TP e garantir acessibilidades (ferrovia, IC31e IC6 com a construção do túnel de Alvoaça, entre outras).

Não é aceitável, não aceitamos tal ataque aos salários, direitos e condições de vida!

Por isso, estaremos em diversos locais do distrito a fazer ouvir a voz dos trabalhadores, no Tortosendo com a tradicional Manifestação do 1º de Maio, às 10:00; na Covilhã com a Corrida 1º de Maio e Marcha do Trabalhador às 10:00 e na parte da tarde o desfile às 14:30 e o Comício-Festa no Jardim Público, às 15:00.

ILUSTRAÇÃO DE LEONOR DIOGO- Aluna da Escola Campos Melo

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã